Pular para o conteúdo principal

PENSAR, AS VEZES. REFLETIR, SEMPRE.

1. INTRODUÇÃO


Pensar, as vezes. Refletir, sempre. Olhando para o passado refletimos a respeito de acontecimentos da vida e estas lembranças transforma-se em maturidade. Alguns crescem e outros se mantém na mesmisse. Qual o fator determinante a este respeito? Apenas muitos, os quais nem sempre se consegue ter controle.

Engraçado observar tantas mentes brilhantes desempregados ou até mesmo em empregos longe de seus reais valores. Vendo este fato se percebe a "inverdade" da propaganda a respeito de ser criativo, inteligente para adiquirir um emprego de nível. O pior é encontrar mentes limitadas em crescente expansão. Olhando os indicadores não se encontra um padrão comum para esta regra tão divulgada. Com isso abre-se a reflexão a respeito dos fatos.


2. PONTOS DIVERGENTES



2.1. Mentes brilhantes nem sempre são necessárias ao mercado


Mentes com profundos conhecimentos não entram no mercado devido a conhecimentos excessivos. O mercado atual muitas vezes não quer um funcionário de qualidade, muitas das vezes prefere apenas um obediente e executor de uma tarefa pré-determinada.

Se este "profissional" não pensar e apenas executar a tarefa, facilita a execução sem a reflexão. Com isso o questionamento não acontecerá e em caso de acontecimentos incorretos por parte dos superiores este profissional não perceberá, servido como facilitador com relação a incoerências.

De fato, contratar uma mente brilhante prejudicaria em vários aspectos, inclusive o combate a corrupção. Além disso tais mentes são mais exigentes em tudo, inclusive quanto ao salário almejado. Todos estes fatores iriam contribuir para a diminuição dos ganhos por parte da diretoria. Como não se pensa em pessoas e sim no valor monetário então mentes grandes estão colocadas em posição de descarte.

Outro fator em conflito seria a mudança paradigmática da atual gestão. Um ser humano em grande reflexão poderia apresentar sugestões, os quais podem fugir ao modelo vigente e isso não seria aceito a quem tem ganhos com este. O conceito de Penso, logo existo se transformou em executo, logo mereço. Por este motivo o fato de mentes brilhantes estarem piores se justifica.

2.2.Mentes brilhantes é sinônimo pejorativo

Quem nunca viu o filme "Nerds" e "Nerds contra-atacam". A mentalidade a respeito de pessoas inteligentes é sinônimo de serem chatas, débeis e anti-sociais. Esta é a mensagem principal desta série de filmes a respeito de pessoas inteligentes também encontradas no cotidiano do mercado de trabalho.

3. NECESSIDADES REAIS DAS EMPRESAS


Ao olhar para os sistemas encontramos estes aspectos conflitantes do mercado de trabalhadores. Logicamente está-se excluindo as excessões, as quais inovaram e ganham muito dinheiro, no entanto estes mesmos ganhadores buscam pessoas com nível inferior aos seus com objetivo de se manterem no topo.

De fato não é importante mudar os modelos empregados, tendo em vista a quebra de seus ganhos exorbitantes. Ao contrário, para este modelo o importante é aumentar os lucros.

Quem mais trabalha, comprovadamente por estudiosos, são pedreiros, no entanto são os que ganham menos. Os materiais para a construção não é tão caro quanto o lucro de seus empreendedores. Poderia diminuir este lucro e melhorar a condição trabalhista de seus empregados, mas para estes é mais importante o ganho à pessoas. Resumindo: pessoas valem menos se comparadas a objetos ou dinheiro.

4. CONCLUSÃO


A observação destes princípios pode ser vista e compreendida, mas jamais dita. Apesar de se dizer existir liberdade de expressão, sem pensar de acordo com o senso comum é descriminado. Por este motivo quem pensa se torna um agente perigoso para os fins lucrativos dos democratas. Portanto, aos inteligentes de plantão, meu pesar por não poderem ser ouvidos.

Obs: Aqui não é a intenção criar polêmicas, apenas levar a reflexão individual.

Comentários

Joao Cruzue disse…
.

Parabéns Felipe Novaes pelos dois Blogs.

Deus abençoe sua iniciativa. naquilo que precisar, pode contar conosco

Blog Olhar Cristão e Igreja da China.

Postagens mais visitadas deste blog

Lançar nas Mãos Seguras

Quando era criança, pensava em muitas coisas. Algumas delas são totalmente impossíveis de serem realizadas. Afinal, crianças não tem limites de possibilidades ao imaginarem, já que, em suas mentes; tudo é possível. Uma vez imaginei-me criando um buraco abaixo de minha casa, semelhante a caverna do Batman. Uma outra vez me imaginei indo para inúmeros países através de florestas, conhecendo o mundo todo. Os anos passam e a mentalidade muda. Acaba-se adquirindo mais pé no chão. Muitas destas possibilidades de sonhos se vão e são esquecidos, algumas são lembradas com saudosismo. Apesar disso, estes pensamentos tem relevância, pois são eles criados a partir da personalidade de cada um. Cada sonho tem a ver com o temperamento e individualidades de cada um. Alguns fatos tem relação direta com o que cada um se torna quando cresce. Cada um destes sonhos juvenis foram criados por uma mente com características próprias, particularidades pessoais. Logicamente uma parte de no...

MUDANÇA, A PARTIR DO EXEMPLO

Em um mundo de muitas incertezas, cada vez mais não compreendemos os rumos tomados e tão pouco concretos. Ao se falar sobre isso, os corações começam a temer pelo amanhã. Mesmo sendo dito sobre uma segurança, todos sabem ser uma falácea grande. O primeiro aspecto, demonstrando este é o fato de existir uma inflação camuflada. A análise da inflação tem como base uma média de todas as áreas, como indústria e comércio, porém o impactante maior para o bolso da população sempre é comida, vestuário e as utilidades públicas básicas. A carne, por exemplo, subiu mais de 20%, porém a inflação dita na televisão mostra ter subido menos de 10%. Isso se deve porque é analisado tudo. Todos os itens mais necessário para a população de uma forma geral, subiu além deste índice. Desta forma, o poder de compra de quem ganha de 1 a 2 salários mínimo caiu drasticamente. A cada ano, este vilão acaba consumindo cada vez mais. Quando foi criado o salário mínimo; foi feita uma contagem do necessário...

PLEBISCITO OU REFERENDO? QUAL É SUA OPINIÃO?

Com todos os manifestos decorrentes da grande insatisfação populacional, o governo está colocando em pauta o uso de um referendo ou então o uso de plebiscito para a população realizar escolhas. Mas qual a diferença entre estes dois métodos? Esta grande discussão tem sido feita de forma grande dentro do governo e, possivelmente, semana que vem terão uma definição a este respeito. "A diferença entre plebiscito e referendo no direito latino é que o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e é o povo , por meio do voto , que vai aprovar ou não a questão que lhe for submetida. Já o referendo é convocado após a edição da norma, devendo o povo ratificá-la ou não. No direito anglossaxónico , os termos "plebiscite" e "referendum" são usados quase como sinónimos; sua distinção é enevoada" ( fonte: Wikipédia ). A vantagem do plebiscito é ser algo mais objetivo, menos esforço para escolher. A vangagem do referendo...