1. INTRODUÇÃO
Pensar, as vezes. Refletir, sempre. Olhando para o passado refletimos a respeito de acontecimentos da vida e estas lembranças transforma-se em maturidade. Alguns crescem e outros se mantém na mesmisse. Qual o fator determinante a este respeito? Apenas muitos, os quais nem sempre se consegue ter controle.
Engraçado observar tantas mentes brilhantes desempregados ou até mesmo em empregos longe de seus reais valores. Vendo este fato se percebe a "inverdade" da propaganda a respeito de ser criativo, inteligente para adiquirir um emprego de nível. O pior é encontrar mentes limitadas em crescente expansão. Olhando os indicadores não se encontra um padrão comum para esta regra tão divulgada. Com isso abre-se a reflexão a respeito dos fatos.
2. PONTOS DIVERGENTES
2.1. Mentes brilhantes nem sempre são necessárias ao mercado
Mentes com profundos conhecimentos não entram no mercado devido a conhecimentos excessivos. O mercado atual muitas vezes não quer um funcionário de qualidade, muitas das vezes prefere apenas um obediente e executor de uma tarefa pré-determinada.
Se este "profissional" não pensar e apenas executar a tarefa, facilita a execução sem a reflexão. Com isso o questionamento não acontecerá e em caso de acontecimentos incorretos por parte dos superiores este profissional não perceberá, servido como facilitador com relação a incoerências.
De fato, contratar uma mente brilhante prejudicaria em vários aspectos, inclusive o combate a corrupção. Além disso tais mentes são mais exigentes em tudo, inclusive quanto ao salário almejado. Todos estes fatores iriam contribuir para a diminuição dos ganhos por parte da diretoria. Como não se pensa em pessoas e sim no valor monetário então mentes grandes estão colocadas em posição de descarte.
Outro fator em conflito seria a mudança paradigmática da atual gestão. Um ser humano em grande reflexão poderia apresentar sugestões, os quais podem fugir ao modelo vigente e isso não seria aceito a quem tem ganhos com este. O conceito de Penso, logo existo se transformou em executo, logo mereço. Por este motivo o fato de mentes brilhantes estarem piores se justifica.
2.2.Mentes brilhantes é sinônimo pejorativo
Quem nunca viu o filme "Nerds" e "Nerds contra-atacam". A mentalidade a respeito de pessoas inteligentes é sinônimo de serem chatas, débeis e anti-sociais. Esta é a mensagem principal desta série de filmes a respeito de pessoas inteligentes também encontradas no cotidiano do mercado de trabalho.
3. NECESSIDADES REAIS DAS EMPRESAS
Ao olhar para os sistemas encontramos estes aspectos conflitantes do mercado de trabalhadores. Logicamente está-se excluindo as excessões, as quais inovaram e ganham muito dinheiro, no entanto estes mesmos ganhadores buscam pessoas com nível inferior aos seus com objetivo de se manterem no topo.
De fato não é importante mudar os modelos empregados, tendo em vista a quebra de seus ganhos exorbitantes. Ao contrário, para este modelo o importante é aumentar os lucros.
Quem mais trabalha, comprovadamente por estudiosos, são pedreiros, no entanto são os que ganham menos. Os materiais para a construção não é tão caro quanto o lucro de seus empreendedores. Poderia diminuir este lucro e melhorar a condição trabalhista de seus empregados, mas para estes é mais importante o ganho à pessoas. Resumindo: pessoas valem menos se comparadas a objetos ou dinheiro.
4. CONCLUSÃO
A observação destes princípios pode ser vista e compreendida, mas jamais dita. Apesar de se dizer existir liberdade de expressão, sem pensar de acordo com o senso comum é descriminado. Por este motivo quem pensa se torna um agente perigoso para os fins lucrativos dos democratas. Portanto, aos inteligentes de plantão, meu pesar por não poderem ser ouvidos.
Obs: Aqui não é a intenção criar polêmicas, apenas levar a reflexão individual.
Comentários
Parabéns Felipe Novaes pelos dois Blogs.
Deus abençoe sua iniciativa. naquilo que precisar, pode contar conosco
Blog Olhar Cristão e Igreja da China.