Pular para o conteúdo principal

Comparando as Estações

Gosto de refletir, porém muitas vezes isso demanda tempo, o  qual, na atualidade, é realmente difícil de conseguir. Infelizmente acaba atrapalhando na publicação dos textos. Atualmente, por morar tão longe, também afeta, já que, para publicar algo necessito utilizar VPN, mas nem sempre este recurso é possível.

Alguns desinformados já me questionaram por morar em um país ”comunista", alegando ser problemático. Veemente discordo de qualquer argumento seguindo esta linha de raciocínio. O motivo é simples, os quais apresenta rei nos parágrafos a seguir:

Dizem que a "China oprime seus cidadãos". Escutei muito este argumento antes de vir para cá, mesmo já estando aqui volta e meia ainda escuto alguém dizer isso. Vamos primeiro a definição do que significa opressão, depois poderei argumentar. Opressão e quando se tira s liberdade da outra pessoa não a deixando se mover de acordo com o querer dela. Ou seja, você não permite a pessoa escolher algo, decidir algo, coisas assim. A escravatura é um grande exemplo disso. Outro exemplo de opressão é como a minoria (não são todos, apenas uma minoria) tem sido preconceituosos com quem pensa diferente, ainda por cima impondo seu modo de pensar, como um deputado ex BBB. Essa atitude realmente é opressora, a qual o próprio diz combater. Diz mas  pratica o mesmo? Infelizmente é sua atitude como ativista a este movimento.

Voltando a China, aqui não tem repressão de como viver. Há liberdade em andar nas ruas de madrugada, sem medo de ser assaltado, pode-se andar com celular ou tablet na mão. Quantas bicicletas caríssimas vi nas ruas com uma tranca simples, sem estarem presas a um poste ou uma árvore. Vejo isso todos os dias. Já vi estas bicicletas de vários modelos e marcas; detalhe, com suspensão dianteira, de alumínio e freio a disco. As pessoas aqui saem para beber, passear a qualquer hora do dia ou da noite sem medo algum. Quando se oprime um povo, o mesmo tem medo de tudo. Aqui não existe isso, todos são bem animados, gostam de fazer amizades e fazer piadas.

Aqui as pessoas costumam ser confiáveis. Diferentemente do que se pensa, aqui as pessoas trabalham na base da confiança mútua. Logicamente em todo lugar existem exceções, por isso sempre é bom tomar cuidado, afinal quem está próximo pode ser esta exceção, porém em sua maioria o povo chinês você pode deixar seus pertences na casa deles por anos que eles não vão mexer em nada, já que não é deles, por isso pode ter essa segurança. Fazendo uma comparação com o Brasil, será que você poderia deixar uma mala de dinheiro guardada na casa de algum conhecido? Você confiaria?

Alguns também argumentam que a internet tem restrições. Se pararmos para pensar em todos os lugares existem restrições, aqui não é diferente. Aqui funciona de uma forma bem simples; qualquer empresa pode vir para cá, desde que siga as regras do país. Por que Google, Facebook, Whatsapp e Twitter não podem ser usados aqui? Simplesmente porque estas empresas não aceitaram uma das regras do país. A regra é simples: todo cidadão chinês tem direito a privacidade, portanto as informações de redes sócias contendo chineses não pode ser divulgada a nenhum outro país, pois todo cidadão chinês merece ter sua privacidade. Por acaso isso é errado?

Este são apenas alguns dos exemplos que são passados sem muito conhecimento de causa. De fato é fácil só ouvir um lado da história para definir sua opinião. O difícil é avaliar todos os lados para se posicionar. Infelizmente o Brasil ainda é uma colônia. Logicamente não mais de Portugal, mas dos Estados Unidos, o qual define o agir do país. Quem dera o país não fosse mais colônia, garanto que iria ser bem melhor do que é. Se o povo pensasse mais no todo e não no próprio interesse, como os chineses fazem, garanto que hoje já teriam muitos empregos, pouca miséria e cidades muito melhor estruturadas como é aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BESTIALIDADE HISTÓRICA, SEM SUCUMBIR

Quando se fala de atrocidades mundiais, geralmente não nos damos conta de muitos fatos. Embora, geralmente só conhecemos algumas delas. Um dos fatos repugnantes da história é um ocorrido na cidade chinesa chamada Nanjing. No dia 13 de dezembro de 1937 o exército japonês invadiu esta cidade chinesa. Ao invadir o exército japonês iniciou uma matança, sob uma alegação de existirem soldados em campana. Com este pretexto foram mortas cerca de 300 mil pessoas. Em apenas 6 semanas, a incursão foi muito intensiva. Além deste massacre, houveram muitos estupros e mutilações entre cidadãos. Dentre mortos, inúmeras mulheres e crianças foram mortas junto. Mesmo com tantas atrocidades, o governo japonês sempre negou ter tido exageros por parte dos militares. O mesmo ocorreu quanto os Estados Unidos invadiram o Vietnã e mais recentemente o Irã. Em todos estes casos houveram violências contra cidadãos inocentes, mas todos os respectivos governantes negam tal prática. Neste contexto não existe necessid...

Acredito na necessidade, mas com foco

A proposta das passeatas foi muito importante e teve um objetivo claro proposto. Muito importante e realizado de forma devida. Infelizmente alguns fugiram do foco e começaram a agir de forma torpe. Todos os desordeiros devem ser enquadrados no rigor da lei e os ordeiros serem ouvidos de forma correta. Até este ponto, tudo estava de forma ajustada. Porém, começaram a ser misturados outras lutas ao movimento. O foco começou a ser misturado com outros focos, podendo prejudicar a luta por questões propostas. O início foi com o objetivo do preço das passagens, então deveria ser apenas com este entúito e não outro. Vi movimentos contra homofobia, por moradia, por educação e muitos outros motivos. São muitas questões indagadas e não tem como se fazer todas estas mudanças de forma imediata. Podem e devem ser realizadas outras passeatas, no entanto de forma organizada e com um objetivo extremamente claro. Acredito na necessidade de passeatas. Acredito muito neste, porém a necessidade bras...

NÃO ERA PARA SER O CONTRÁRIO?

Engraçado como são as coisas. O mundo vai girando e por mais "evolução" que se tenha, pior a qualidade de vida. Mas não era para acontecer o contrário? Sim, era. Imagine só, por um lado a tecnologia trás muitos benefício. Não contra, a favor inclusive. Sou fã de carteirinha de novidades e tendências de mercado, além do que trabalho na área. Imagina como seria se ficasse sem computador!? Sinceramente, me tornaria um manco, porque é com ele todos os meus serviços. E sem internet? Também não, já que é o meio com o que obtenho informações para aprender a cada dia mais dentro de meu segmento de mercado. Então a tecnologia é perfeita para você não é? Em termos sim, por outro lado jamais. Em termos de telecomunicações é perfeita, mas completamente precária quanto a área médica e alimentar. Mas cada dia a indústria médica tem novidades em medicamentos. Realmente tem, no entanto alguma vez você leu a bula dos medicamentos? Praticamente todos os medicamentos da atualidade tem alguma co...