Pular para o conteúdo principal

Comparando as Estações

Gosto de refletir, porém muitas vezes isso demanda tempo, o  qual, na atualidade, é realmente difícil de conseguir. Infelizmente acaba atrapalhando na publicação dos textos. Atualmente, por morar tão longe, também afeta, já que, para publicar algo necessito utilizar VPN, mas nem sempre este recurso é possível.

Alguns desinformados já me questionaram por morar em um país ”comunista", alegando ser problemático. Veemente discordo de qualquer argumento seguindo esta linha de raciocínio. O motivo é simples, os quais apresenta rei nos parágrafos a seguir:

Dizem que a "China oprime seus cidadãos". Escutei muito este argumento antes de vir para cá, mesmo já estando aqui volta e meia ainda escuto alguém dizer isso. Vamos primeiro a definição do que significa opressão, depois poderei argumentar. Opressão e quando se tira s liberdade da outra pessoa não a deixando se mover de acordo com o querer dela. Ou seja, você não permite a pessoa escolher algo, decidir algo, coisas assim. A escravatura é um grande exemplo disso. Outro exemplo de opressão é como a minoria (não são todos, apenas uma minoria) tem sido preconceituosos com quem pensa diferente, ainda por cima impondo seu modo de pensar, como um deputado ex BBB. Essa atitude realmente é opressora, a qual o próprio diz combater. Diz mas  pratica o mesmo? Infelizmente é sua atitude como ativista a este movimento.

Voltando a China, aqui não tem repressão de como viver. Há liberdade em andar nas ruas de madrugada, sem medo de ser assaltado, pode-se andar com celular ou tablet na mão. Quantas bicicletas caríssimas vi nas ruas com uma tranca simples, sem estarem presas a um poste ou uma árvore. Vejo isso todos os dias. Já vi estas bicicletas de vários modelos e marcas; detalhe, com suspensão dianteira, de alumínio e freio a disco. As pessoas aqui saem para beber, passear a qualquer hora do dia ou da noite sem medo algum. Quando se oprime um povo, o mesmo tem medo de tudo. Aqui não existe isso, todos são bem animados, gostam de fazer amizades e fazer piadas.

Aqui as pessoas costumam ser confiáveis. Diferentemente do que se pensa, aqui as pessoas trabalham na base da confiança mútua. Logicamente em todo lugar existem exceções, por isso sempre é bom tomar cuidado, afinal quem está próximo pode ser esta exceção, porém em sua maioria o povo chinês você pode deixar seus pertences na casa deles por anos que eles não vão mexer em nada, já que não é deles, por isso pode ter essa segurança. Fazendo uma comparação com o Brasil, será que você poderia deixar uma mala de dinheiro guardada na casa de algum conhecido? Você confiaria?

Alguns também argumentam que a internet tem restrições. Se pararmos para pensar em todos os lugares existem restrições, aqui não é diferente. Aqui funciona de uma forma bem simples; qualquer empresa pode vir para cá, desde que siga as regras do país. Por que Google, Facebook, Whatsapp e Twitter não podem ser usados aqui? Simplesmente porque estas empresas não aceitaram uma das regras do país. A regra é simples: todo cidadão chinês tem direito a privacidade, portanto as informações de redes sócias contendo chineses não pode ser divulgada a nenhum outro país, pois todo cidadão chinês merece ter sua privacidade. Por acaso isso é errado?

Este são apenas alguns dos exemplos que são passados sem muito conhecimento de causa. De fato é fácil só ouvir um lado da história para definir sua opinião. O difícil é avaliar todos os lados para se posicionar. Infelizmente o Brasil ainda é uma colônia. Logicamente não mais de Portugal, mas dos Estados Unidos, o qual define o agir do país. Quem dera o país não fosse mais colônia, garanto que iria ser bem melhor do que é. Se o povo pensasse mais no todo e não no próprio interesse, como os chineses fazem, garanto que hoje já teriam muitos empregos, pouca miséria e cidades muito melhor estruturadas como é aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançar nas Mãos Seguras

Quando era criança, pensava em muitas coisas. Algumas delas são totalmente impossíveis de serem realizadas. Afinal, crianças não tem limites de possibilidades ao imaginarem, já que, em suas mentes; tudo é possível. Uma vez imaginei-me criando um buraco abaixo de minha casa, semelhante a caverna do Batman. Uma outra vez me imaginei indo para inúmeros países através de florestas, conhecendo o mundo todo. Os anos passam e a mentalidade muda. Acaba-se adquirindo mais pé no chão. Muitas destas possibilidades de sonhos se vão e são esquecidos, algumas são lembradas com saudosismo. Apesar disso, estes pensamentos tem relevância, pois são eles criados a partir da personalidade de cada um. Cada sonho tem a ver com o temperamento e individualidades de cada um. Alguns fatos tem relação direta com o que cada um se torna quando cresce. Cada um destes sonhos juvenis foram criados por uma mente com características próprias, particularidades pessoais. Logicamente uma parte de no...

MUDANÇA, A PARTIR DO EXEMPLO

Em um mundo de muitas incertezas, cada vez mais não compreendemos os rumos tomados e tão pouco concretos. Ao se falar sobre isso, os corações começam a temer pelo amanhã. Mesmo sendo dito sobre uma segurança, todos sabem ser uma falácea grande. O primeiro aspecto, demonstrando este é o fato de existir uma inflação camuflada. A análise da inflação tem como base uma média de todas as áreas, como indústria e comércio, porém o impactante maior para o bolso da população sempre é comida, vestuário e as utilidades públicas básicas. A carne, por exemplo, subiu mais de 20%, porém a inflação dita na televisão mostra ter subido menos de 10%. Isso se deve porque é analisado tudo. Todos os itens mais necessário para a população de uma forma geral, subiu além deste índice. Desta forma, o poder de compra de quem ganha de 1 a 2 salários mínimo caiu drasticamente. A cada ano, este vilão acaba consumindo cada vez mais. Quando foi criado o salário mínimo; foi feita uma contagem do necessário...

PLEBISCITO OU REFERENDO? QUAL É SUA OPINIÃO?

Com todos os manifestos decorrentes da grande insatisfação populacional, o governo está colocando em pauta o uso de um referendo ou então o uso de plebiscito para a população realizar escolhas. Mas qual a diferença entre estes dois métodos? Esta grande discussão tem sido feita de forma grande dentro do governo e, possivelmente, semana que vem terão uma definição a este respeito. "A diferença entre plebiscito e referendo no direito latino é que o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e é o povo , por meio do voto , que vai aprovar ou não a questão que lhe for submetida. Já o referendo é convocado após a edição da norma, devendo o povo ratificá-la ou não. No direito anglossaxónico , os termos "plebiscite" e "referendum" são usados quase como sinónimos; sua distinção é enevoada" ( fonte: Wikipédia ). A vantagem do plebiscito é ser algo mais objetivo, menos esforço para escolher. A vangagem do referendo...