O Natal já passou, mas ainda fico pensando a respeito destes dias. Em meu serviço, lido diariamente com pessoas, as quais muitas vezes expressam o que sentem sobre economia, política e outras questões do dia-a-dia. Mesmo muitas vezes, devido a meu trabalho, não poder me expressar, escuto-as dizendo a respeito de seus sentimentos.
Uma expressão comum é a insatisfação a repeito da economia e o medo dos rumos os quais o Brasil tem seguido. Alguns expressam-se de forma agressiva, outros de com brincadeiras e outros com opiniões consistentes, porém todos expressam a insatisfação no atual governo.
Analisando, dá para perceber que é algo nítidamente claro. Porém, percebi que, apesar da insatisfação coletiva, poucos raras excessões sabem aonde surgiu o problema, sempre acusando o governo atual a respeito disso. De fato existe culpa, seja por crime tendo realizado em si ou pela omissão, porém existe uma parcela de culpa, maior ou menor do que está acontecendo. Obviamente a justiça deve avaliar a parcela de culpa, porém a corrupção se tornou algo constante no país desde a época da colonização portuguesa, no entanto o problema atual da economia começou antes de 94, quando surgiu o plano percursor ao plano Real, criando uma maquiada, gerando uma sansação de estabilidade econômica, porém na verdade uma economia frágil e de alto risco.
O problema iniciou neste período, porém não justifica o atual desfalque econômico dos cofres públicos, os quais estão sendo lesados por milhões de Reais, causando ainda mais problemas a população. Um erro não justifica o outro, mas jamais deveríamos nos esquecer da história, de onde começou a fragilidade econômica atual, além da falta de investigação a respeito de falcatruas passadas. Sim, antes do governo atual, todas as acusações foram deixadas de lado, sem haver nenhuma investigação a respeito.
Em resumo. Sim, quem roubou realmente deve sofrer as punições legais, porém os casos que foram abafados antes do atual governo também devem ser investigados e caso encontrem-se desvios financeiros os mesmos devem ser punidos. Que haja justiça para todos os lados. Quem roubou deve ser punido de acordo com o que a lei do país exige, mas isso deve valer tanto para o governo anterior quanto para o governo atual e não apenas para agora.
Comentários