Pular para o conteúdo principal

TEORIA DA LEI NA LEI DA TEORIA


Quando se fala sobre atualidades, é, por inúmeras vezes, difícil de compreender e também de ter uma definição precisa a este respeito. Mesmo neste contexto, existem muitas defnições imprecisas sendo definidas como precisas.

Os conceitos, em diversas áreas, são postos como um decreto, contudo são meras possibilidades. Para se compreender, por exemplo, nas ciências existem duas espécies de regras. As “leis” e as “teorias”. Quanto se diz a respeito das leis, são consideradas como verdades, as quais não existe nenhuma margem para objeções. Um bom exemplo é a Lei de Newton, a qual fala a respeito da gravidade. De fato, é comprovada e não tem como se questionar, pois todos conseguimos garantir sua existência. Se eu soltar um objeto de minha mão, certamente ele cairá no chão. Esta é uma prova bem concreta.

A outra descrição é a Teoria. Uma teoria é apenas uma possibilidade. Diferente da Lei, a teoria não é uma certeza. Existe a chance de ser, mas não é algo com uma certeza absoluta. Ou seja, não é algo sólido a ponto de ser definido como verdade. Um destes exemplos é a Teoria da Evolução. Como o próprio nome sugere, é uma Teoria e não uma Lei. Apesar de ser cientificamente uma teoria, todos a tratam como uma lei. Aí entra um problema, pois afirmar sem uma prova concreta limita o próprio campo científico.

Isso acontece justamente porque o ateísmo quer comprovar a falência da Bíblia, só que precisa ser algo completo e não uma “possibilidade”. Até compreendo a idéia do ateísmo em contextar os pensamentos antigos em favor dos modelos novos, no entanto, para isso, é importante ter um embasamento e este ser uma lei e não uma teoria.

No mesmo ritmo, são expostas inúmeras teorias, contudo a comprovação delas apresenta-se de forma escassa. Se lança muitas possibilidades, porém nenhuma formulação cientificamente completa. Aí está a grande dificuldade, muitos conceitos ainda sem uma fundamentação qualitativa.

Lançar conceitos é simples, mas definí-los e os embasá-los solidamente, este sim é uma dificuldade clara. Qualquer um pode expor uma opinião qualquer, mesmo sem uma raiz,mas estruturar de forma concreta, este sim é um paradigma pouco explorado. Então, antes de dizer seu pensamento, tenha uma sólida estruturação, tanto para dizer que o mesmo é correto ou até mesmo para mudar sua opinião.

No mundo de tantas teorias, faltam fundamentos. Na era do descartável, até mesmo os conceitos mais simples estão inacabados. Será que nossa geração realmente irá mudar para conduzir ao futuro um legado? Ou será uma geração conhecida como uma época de pouca qualidade dentro de muitas conceituações inacabadas? Ainda há tempo de alterar esta história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançar nas Mãos Seguras

Quando era criança, pensava em muitas coisas. Algumas delas são totalmente impossíveis de serem realizadas. Afinal, crianças não tem limites de possibilidades ao imaginarem, já que, em suas mentes; tudo é possível. Uma vez imaginei-me criando um buraco abaixo de minha casa, semelhante a caverna do Batman. Uma outra vez me imaginei indo para inúmeros países através de florestas, conhecendo o mundo todo. Os anos passam e a mentalidade muda. Acaba-se adquirindo mais pé no chão. Muitas destas possibilidades de sonhos se vão e são esquecidos, algumas são lembradas com saudosismo. Apesar disso, estes pensamentos tem relevância, pois são eles criados a partir da personalidade de cada um. Cada sonho tem a ver com o temperamento e individualidades de cada um. Alguns fatos tem relação direta com o que cada um se torna quando cresce. Cada um destes sonhos juvenis foram criados por uma mente com características próprias, particularidades pessoais. Logicamente uma parte de no...

MUDANÇA, A PARTIR DO EXEMPLO

Em um mundo de muitas incertezas, cada vez mais não compreendemos os rumos tomados e tão pouco concretos. Ao se falar sobre isso, os corações começam a temer pelo amanhã. Mesmo sendo dito sobre uma segurança, todos sabem ser uma falácea grande. O primeiro aspecto, demonstrando este é o fato de existir uma inflação camuflada. A análise da inflação tem como base uma média de todas as áreas, como indústria e comércio, porém o impactante maior para o bolso da população sempre é comida, vestuário e as utilidades públicas básicas. A carne, por exemplo, subiu mais de 20%, porém a inflação dita na televisão mostra ter subido menos de 10%. Isso se deve porque é analisado tudo. Todos os itens mais necessário para a população de uma forma geral, subiu além deste índice. Desta forma, o poder de compra de quem ganha de 1 a 2 salários mínimo caiu drasticamente. A cada ano, este vilão acaba consumindo cada vez mais. Quando foi criado o salário mínimo; foi feita uma contagem do necessário...

PLEBISCITO OU REFERENDO? QUAL É SUA OPINIÃO?

Com todos os manifestos decorrentes da grande insatisfação populacional, o governo está colocando em pauta o uso de um referendo ou então o uso de plebiscito para a população realizar escolhas. Mas qual a diferença entre estes dois métodos? Esta grande discussão tem sido feita de forma grande dentro do governo e, possivelmente, semana que vem terão uma definição a este respeito. "A diferença entre plebiscito e referendo no direito latino é que o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e é o povo , por meio do voto , que vai aprovar ou não a questão que lhe for submetida. Já o referendo é convocado após a edição da norma, devendo o povo ratificá-la ou não. No direito anglossaxónico , os termos "plebiscite" e "referendum" são usados quase como sinónimos; sua distinção é enevoada" ( fonte: Wikipédia ). A vantagem do plebiscito é ser algo mais objetivo, menos esforço para escolher. A vangagem do referendo...