Pular para o conteúdo principal

MANIFESTOS DIGNOS, MAS FALTA HISTÓRIA

Quando olhamos as manifestações no país, muitos infelizmente possuem uma memória curta a respeito dos fatos. Por este motivo escreverei um pouco da história.

As Diretas Já foram um movimento pela liberdade de expressão e mudanças sociais no país. Com ele o país pôde ter um momento de escolher sua liderança, além de poder expressar seus sentimentos.

O presidente a assumir o país foi José Sarney, o qual sofreu totalmente, já que o país estava precisando de uma completa extrutura em todos os âmbitos. Depois veio Collor, o qual tentou usar uma mão de ferro. Logicamente, a população foi as ruas reivindicar mudanças e a saída imediata deste presidente.

Posteriormente, Fernando Henrique Cardoso surge com seu plano entitulado Plano Real. Este plano tirou a alta inflação, mas também trouxe consequências. A economia brasileira passou a depender do mercado internacional, houveram privatizações e com isso melhoraram as condições de vida. Apesar da melhora, era uma aposta de risco. Caso houvessem crises no mundo, o Brasil iria afundar em uma crise jamais vista anteriormente.

Nos últimos anos a Europa e Estados Unidos passaram por grandes hoscilações. Com este motivo, devido ao vínculo brasileiro no mercado exterior, o Brasil voltou a ter uma inflação mais acentuada. Para muitos a culpa está na atual gestão, mas este não é um fato real. Isso ocorre por causa de um histórico passado. A fragilidade econômica do país tem mostrado sua cara.

O povo está nas ruas reivindicando um problema, mas este dilema começou a surgir a 18 anos atrás e não agora. A dificuldade agora está em tirar a dependência econômica das bolsas de valores internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançar nas Mãos Seguras

Quando era criança, pensava em muitas coisas. Algumas delas são totalmente impossíveis de serem realizadas. Afinal, crianças não tem limites de possibilidades ao imaginarem, já que, em suas mentes; tudo é possível. Uma vez imaginei-me criando um buraco abaixo de minha casa, semelhante a caverna do Batman. Uma outra vez me imaginei indo para inúmeros países através de florestas, conhecendo o mundo todo. Os anos passam e a mentalidade muda. Acaba-se adquirindo mais pé no chão. Muitas destas possibilidades de sonhos se vão e são esquecidos, algumas são lembradas com saudosismo. Apesar disso, estes pensamentos tem relevância, pois são eles criados a partir da personalidade de cada um. Cada sonho tem a ver com o temperamento e individualidades de cada um. Alguns fatos tem relação direta com o que cada um se torna quando cresce. Cada um destes sonhos juvenis foram criados por uma mente com características próprias, particularidades pessoais. Logicamente uma parte de no...

MUDANÇA, A PARTIR DO EXEMPLO

Em um mundo de muitas incertezas, cada vez mais não compreendemos os rumos tomados e tão pouco concretos. Ao se falar sobre isso, os corações começam a temer pelo amanhã. Mesmo sendo dito sobre uma segurança, todos sabem ser uma falácea grande. O primeiro aspecto, demonstrando este é o fato de existir uma inflação camuflada. A análise da inflação tem como base uma média de todas as áreas, como indústria e comércio, porém o impactante maior para o bolso da população sempre é comida, vestuário e as utilidades públicas básicas. A carne, por exemplo, subiu mais de 20%, porém a inflação dita na televisão mostra ter subido menos de 10%. Isso se deve porque é analisado tudo. Todos os itens mais necessário para a população de uma forma geral, subiu além deste índice. Desta forma, o poder de compra de quem ganha de 1 a 2 salários mínimo caiu drasticamente. A cada ano, este vilão acaba consumindo cada vez mais. Quando foi criado o salário mínimo; foi feita uma contagem do necessário...

PLEBISCITO OU REFERENDO? QUAL É SUA OPINIÃO?

Com todos os manifestos decorrentes da grande insatisfação populacional, o governo está colocando em pauta o uso de um referendo ou então o uso de plebiscito para a população realizar escolhas. Mas qual a diferença entre estes dois métodos? Esta grande discussão tem sido feita de forma grande dentro do governo e, possivelmente, semana que vem terão uma definição a este respeito. "A diferença entre plebiscito e referendo no direito latino é que o plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e é o povo , por meio do voto , que vai aprovar ou não a questão que lhe for submetida. Já o referendo é convocado após a edição da norma, devendo o povo ratificá-la ou não. No direito anglossaxónico , os termos "plebiscite" e "referendum" são usados quase como sinónimos; sua distinção é enevoada" ( fonte: Wikipédia ). A vantagem do plebiscito é ser algo mais objetivo, menos esforço para escolher. A vangagem do referendo...